Presidente do Supremo paga AKZ 28 milhões a empresa do primo para manuntenção do ar condicionado


 De acordo com o fonte citado pelo Club-k net, entre Janeiro a março de 2022, o Presidente do Tribunal Supremo Joel Leonardo transferiu cerca de 28 milhões de kwanzas (USD 55 000 ) a favor da empresa do amigo de um primo justificando que eram de pagamentos para a manutenção do aparelho do ar condicionado dos escritórios onde funcionam o Cofre Geral dos Tribunais (CGT).


Fonte: Club-k net.

Em dezembro de 2021, Joel Leonardo decidiu ocupar o 10 andar do edifício do CIF – China International Fund Angola, na Ingombota, que havia sido confiscado pela PGR, para acolher a sede do futuro Cofre Geral dos Tribunais.

De acordo com o calendário, a comissão de gestão foi nomeada a 2 de fevereiro, mas um mês antes, isto é, a 24 de janeiro de 2022, Joel Leonardo – depois de receber a proposta do primo – ordenou o pagamento de Akz 14. 876. 518, 00 (29 mil dólares) a favor da empresa Daniel Comercial, justificando ser para o “fornecimento de unidades de climatização” para a sede do recém criado Cofre Geral dos Tribunais, conforme discrição da factura 10.

No dia 3 do mês de fevereiro do mesmo ano, o Presidente do Supremo mandou fazer um outro pagamento a Daniel Comercial, desta vez de Akz 5 223 455, 00 (USD 9 780) para a mesma finalidade (fornecimento de unidades de climatização), conforme a factura numero 11.